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Preciso mesmo emagrecer?

25 de abril de 2018 - Sem categoria

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Preciso mesmo emagrecer?

O excesso de peso têm consequências negativas para a nossa saúde, mas, às vezes, os cânones estéticos dominantes que nos fazem crer que nos sobram quilos. Se temos como saber qual é seu peso adequado.
É difícil passar um dia sem tropeçar com um artigo de uma mensagem publicitária que nos recomenda uma dieta para emagrecer. Mas cada vez temos mais informação disponível sobre os alimentos e como cuidar da nossa saúde, também não faltam as notícias que falam do aumento da obesidade na população em geral, enquanto uma infinidade de celebridades e modelos têm corpos perfeitos.
Toda esta combinação de dados pode nos motivar a perder peso, mas, será que realmente precisamos?

Como saber se preciso de emagrecer
Este verão nos surpreendeu a notícia de que 42% dos espanhóis que querem emagrecer, estão dentro dos parâmetros corretos que marca o Índice de Massa Corporal (IMC). Quase a metade dos que pensam que estão acima do peso, não é o caso.
Como é calculado o IMC? É uma operação muito simples, apenas indicada para adultos (em crianças, os valores são diferentes), em que se divide o peso em quilogramas e a estatura em metros quadrados. No site da Sociedade Espanhola para o Estudo da Obesidade, pode-se fazer o cálculo e compare os resultados em uma tabela para saber se estamos dentro do que se considera um peso normal (IMC 18,5-24,9).
Este índice é uma boa ajuda para saber se precisamos emagrecer, mas nem sempre é determinante. Influenciam variáveis como o percentual de gordura corporal, a circunferência da cintura (tendo em conta a proporção com a altura), os níveis de glicose e de lipídios no sangue, a pressão arterial e o ritmo cardíaco.
A idade também influencia no resultado da balança. Conforme vamos cumprindo anos, cada vez acumulamos mais gordura e é normal subir ligeiramente de peso. Depois voltamos a descer a partir da média terceira idade.
Para sair de dúvidas sobre se precisamos de não emagrecer o mais aconselhável é consultar com um nutricionista, Além de determinar de forma adequada se precisa perder peso, poderá nos orientar sobre o que padrões alimentares devemos seguir.

Ganhar saúde é muito mais do que perder quilos

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Estar magros seguir uma dieta baixa em calorias nem sempre é sinônimo de um estilo de vida saudável. Não seguir uma dieta saudável e variada, consumir açúcar em excesso, abusar do álcool, do tabaco, levar uma vida totalmente sedentária não dormir o tempo suficiente, são fatores totalmente compatíveis com um peso adequado, mas que prejudicam gravemente a nossa saúde.
Se estamos pensando em emagrecer para melhorar o nosso estado físico, é importante tê-los em conta, e começar por levar uma vida mais ativa e seguir uma alimentação saudável , que nos garanta um fornecimento ideal de vitaminas e nutrientes. O problema não se reduz sempre a uns quilos a mais.

Menos preocupação e bons alimentos
Apesar de que, como vimos, são muitas as pessoas que acreditam que precisam emagrecer, também verificamos, em um estudo sobre a gestão do tempo no cuidado da saúde em Portugal, que 70% dos entrevistados deixaram de cuidar de sua alimentação por falta de tempo.
Assim, por um lado, temos uma preocupação constante pelo nosso físico e, por outro, um ritmo de vida que não nos permite atendê-los adequadamente. Mas comer bem não requer mais tempo do que o fazer mau. Só precisamos de um pouco de planejamento, escolher bem os ingredientes (frutas, legumes, cereais integrais, legumes,Thermatcha funciona, proteínas de qualidade, etc.) e cozinhar de uma forma saudável, que pode ser tão simples e rápida , que aquecer um alimento no micro-ondas.
Encontrar um momento do dia para fazer exercício também será mais fácil se optarmos por algum esporte que goste muito. Em vez de mover-se apenas por tentar emagrecer, é melhor realizar uma atividade que nos motive e ajude-nos a desligar das tensões diárias, seja yoga, natação, uma caminhada a passo leve, e um ambiente agradável.

Sinta-se à vontade no teu corpo

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Cuidar ajuda-nos a sentir melhor, como evitar as comparações com os corpos de revista, que, apesar de ter uma presença constante nos meios de comunicação, correspondem muito pouco com a realidade da maioria.
Aprender a valorizar tudo o que você tem de bom, reforçar a auto-estima e se sentir à vontade com o seu corpo, é mais importante do que o número que marca a balança ao se pesar. O estar pensando constantemente no que devemos emagrecer é uma causa de stress e pode resultar em distúrbios da conduta alimentar graves, como a anorexia e a bulimia. Devemos ser conscientes de que nós dizemos o respeito e alterar as mensagens negativos por outros mais realistas, de aceitação, e encorajamento.

A partir daqui, se cremos que precisamos reduzir qualquer tamanho, há que esquecer a pressa, evitar as pressões estéticas e evitar, sim, as dietas milagre Estas não apenas colocam em risco a nossa saúde, eles também tendem a produzir quase sempre um efeito rebote.

Os especialistas em nutrição nos ajudarão a alcançar o nosso peso ideal, passando a melhor dieta e os suplementos mais adequados (a maioria recomenda o Power Red composição) , dizer que não é nada além que um peso saudável que contribua para manter nosso bem-estar e qualidade de vida.

 

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